Sem Hanukkah, não há Natal para comemorar

Quando os palestinos e seus apoiadores afirmam que Jesus é deles e negam sua condição de judeu, eles ajudam a recriar as condições para atrocidades contra os judeus

Se não fosse pela vitória sobre um regime maligno empenhado em destruir o povo judeu e sua herança, o curso da história teria sido diferente. Se o judaísmo tivesse sido eliminado, então, sem dúvida, não teria havido nenhum Jesus de Nazaré nascido de uma mulher judia na terra da Judéia, circuncidado no oitavo dia, apresentado no Templo em Jerusalém e criado como filho da Torá.

Ainda assim, hoje em dia, na cidade de Belém, sua cidade natal, um Jesus não judeu é proclamado. Jesus foi reinventado como um profeta e mensageiro palestino.

Negar o judaísmo de Jesus é perigoso. Na Alemanha nazista, teólogos promoveram um Jesus ariano e uma Bíblia desjudaizada em uma tentativa de sintetizar a ideologia e a doutrina nazistas (Susannah Heschel, The Aryan Jesus: Christian Theologians and the Bible in Nazi Germany). Uma vez que você remove o caráter judaico de Jesus, sua parentela judia é um jogo justo. A “arianização” de Jesus já estava em andamento quando, em 1936, um teólogo alemão clamou pela eliminação dos judeus. Isso foi antes de a Solução Final ser formalizada em janeiro de 1942 na Conferência de Wannsee em Berlim. Na Segunda Guerra Mundial, o termo “Judenrein” (Livre de judeus), usado pela primeira vez pelos antissemitas no século 19, logo se espalhou com efeito devastador como um eufemismo para deportação e assassinato. Tanto para o perpetrador quanto para a vítima, isso teve um preço.

Cidade após cidade foi declarada livre de judeus. Mais tarde, cidade após cidade estava em escombros. Onde sinagogas foram queimadas, igrejas mais tarde foram queimadas. O que começou com palavras levou a ações: assassinato em massa industrializado – o Holocausto. E o resultado? Uma nação que ainda luta para aceitar seu passado nazista.

Portanto, as implicações são sérias quando os líderes palestinos afirmam que Jesus é um dos seus, negando sua condição de judeu. O mesmo ocorre quando eles clamam por um Estado virtualmente livre de judeus, como está acontecendo por meio do movimento BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções) liderado pelos palestinos.

E as implicações para nós, como cristãos, são sérias quando levamos esses pontos de vista em consideração.

Uma igreja na Noruega recentemente hospedou uma exposição de fotos da Cisjordânia com a seguinte descrição: “Uma atmosfera sagrada cobre a terra. Isso é evidente principalmente quando olhamos para as pessoas. Aqueles que vivem com ‘crucificações’ diariamente, mas ainda assim permanecem lá ”(traduzido do norueguês). Wokeism no seu pior? Para alguns críticos, a mensagem subjacente era clara: os palestinos são Jesus, sofrendo nas mãos dos judeus.

Quando nós, como cristãos, toleramos ou apoiamos tais tendências, podemos nos ver cúmplices em negar a identidade judaica de Jesus, bem como em expulsar os judeus de sua terra antiga, prometida a eles na Bíblia e ratificada por um acordo internacional. Se expulsos da terra de seus pais, para onde devem ir em vista da crescente onda de antissemitismo em todo o mundo?

Ao propagar tais pontos de vista, também não estamos fazendo nenhum favor aos palestinos. Eles estão sofrendo sob sua própria liderança.

O ganhador do Prêmio Nobel Elie Wiesel certa vez deu ao filósofo judeu Martin Buber o crédito de ter dito: Quando o Messias vier, por que não perguntar se Ele já existiu antes? Talvez, mais precisamente, devêssemos perguntar como cristãos: Quando o Messias vier, Ele nos reconhecerá, considerando a maneira como tratamos nosso irmão mais velho Israel?

Nossa falecida fundadora, Mãe Basilea Schlink, escreveu certa vez: “Quem foi ferido e torturado até a morte com tanta frequência como este, Seu povo? Aqui, de fato, estão os irmãos de nosso Senhor Jesus. Pode muito bem ser que Ele muitas vezes se sinta mais próximo de Seu povo Israel do que daqueles cristãos orgulhosos que acreditam Nele e ainda se recusam a reconhecer sua culpa para com os judeus, sua crueldade em passar por seu irmão em sua necessidade desesperada.”

Mãe Basilea estava se dirigindo a seus colegas alemães, mas, como muitas vezes foi observado, o Holocausto não poderia ter acontecido se o caminho não tivesse sido preparado por séculos de antissemitismo cristão no Ocidente.

“Então, por quanto tempo você vai se arrepender?” Quando feita esta pergunta, a Mãe Basilea respondeu: “Enquanto um coração judeu estiver sofrendo, continuaremos a expressar nossa tristeza pelo que aconteceu”.

Este ano, no período que antecede o Natal, possamos nós, como cristãos, parar um momento para fazer uma pausa e refletir e humildemente pedir perdão a Deus. A existência judaica quase foi extinguida por causa de nós, cristãos (Edward Flannery, A angústia dos judeus). Que o Deus de Israel acenda nossos corações com um profundo apreço pela família judaica de Jesus, que durante milênios manteve viva a chama da fé – mesmo nos dias mais sombrios da era nazista. Com grande custo pessoal, eles preservaram para a posteridade, por exemplo, as Sagradas Escrituras e os Dez Mandamentos, o alicerce de nossa sociedade judaico-cristã. Em gratidão, possamos mostrar a eles todo o amor e bondade que pudermos. E ao contarmos os dias até o Natal, que possamos ter uma nova revelação do Jesus judeu nascido na cidade de Belém de Davi, que ecoou em tantas canções natalinas.

Por Anastasia Kennedy | Times of Israel

LEIA TAMBÉM:

Como sionistas não judeus, devemos falar por Israel no campus

Conferência do Hamas prega o desaparecimento de Israel

Entenda como ‘Shtisel’, ‘Nada Ortodoxa’ e outras séries mudaram o judaísmo na TV